Fez a vacina do sarampo? A da gripe H1N1? Tem medo que interfiram com a sua pílula? Neste post vou revelar se tem esse risco... não deixe de fazer as vacinas e claro de ler o post...
A vacina do sarampo é indicada na prevenção do sarampo, podendo ser administrada de forma isolada ou conjugada contra outras doenças... a vacina do sarampo é normalmente bem tolerada, podendo causar alguns efeitos tardios, por ser uma vacina viva e com administração subcutânea... no blog pode encontrar alguns posts sobre a vacina, confira:
A vacina contra o sarampo está indicada para as crianças, nos esquemas mais comuns deve ser feita entre os 12 e 15 meses e os 5 a 6 anos, pelos profissionais de saúde e adultos, excepto as mulheres grávidas, sem história de sarampo (devemos procurar e seguir as recomendações dos serviços de saúde).
A vacina da gripe H1N1
A vacina da gripe H1N1 é uma vacina da gripe contra a estirpe H1N1, e na maioria das situações acaba por ser também uma vacina conjugada, ou seja na mesma vacina da gripe encontramos protecção contra outras estirpes, que a OMS previu serem as mais frequentes para a época de frio. Portanto quando falamos na vacina da gripe H1N1 falamos de uma vacina trivalente, que também confere protecção contra o vírus do tipo A da estirpe H1N1.
A vacina da gripe deve ser feita anualmente, pois o vírus da gripe sofre alterações, mutações, mais facilmente o que lhe confere algum grau de imprevisibilidade. Por este motivo está indicada a vacinação anual para populações de risco, como crianças (nalguns países), idoso, doentes crónicos, grávida e profissionais de saúde.
As vacinas do sarampo e da gripe H1N1 alteram o efeito da pílula anticoncepcional?
As vacinas vão estimular o nosso sistema imunitário levando o nosso corpo a criar defesas contra os vírus, desta forma ele vai criar uma memória para no futuro conseguir logo detectar sua presença e ter defesa imediatas. Apesar desta acção global as vacinas não vão cortar o efeito da pílula anticoncepcional.
O que corta então o efeito da pílula anticoncepcional?
Realmente alguns medicamentos podem interferir com a pílula anticoncepcional como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg). Retirei esta informação deste post - O que corta o efeito do anticoncepcional.
Conclusão: as vacinas do sarampo e da gripe H1N1 alteram o efeito da pílula anticoncepcional? As vacinas do sarampo e da gripe H1N1 não vão alterar o efeito da pílula anticoncepcional.
Descubra alguns posts relacionados