E como é feito esse tal de papanicolau? É o que vou revelar neste post...
Como é feito um papanicolau (citologia cervical)?
Papanicolau para que serve?
O papanicolau, colpocitologia ou citologia cervical, é um exame que tem como objectivo obter um esfregaço das células do colo do útero para avaliar a sua forma num microscópio.
O colo do útero é a parte inferior do útero que se abre no topo do canal vaginal, para o médico fazer esta colheita a mulher deve se colocar em posição ginecológica, ou seja deitada de barriga para cima, com as pernas abertas, colocadas nas perneiras ou estribos.
Apesar de ser uma posição desconfortável para a mulher, é a que proporciona melhor observação do colo uterino, claro que o não basta estar nesta posição, o médico terá que usar alguns instrumentos e utensílios... utensílios? Mas vai doer?
Papanicolau dói?
Não, a mulher deve no entanto estar descontraída para o médico conseguir fazer a observação e o esfregaço que são indolores... o médico para observar o colo do útero deverá colocar um espéculo, que pode ter vários tamanhos (S, M e L) que vai abrir a parte final do canal vaginal e expor o colo uterino.
Fonte: pandiahealth.com |
Papanicolau nome técnico: colpocitologia e citologia cervical
Depois de expor o colo do útero o médico vai raspar os bordos do colo do útero em vários pontos com uma pequena escova ou escovilhão, flexível e maleável, que depois pincela um lâmina de vidro deixando as células recolhidas na lâmina, após ser fixada esta amostra com spray fixador, a colheita em meio seco está pronta para ser avaliada em microscópio. A colheita em meio liquido é um procedimento diferente, permitindo também a detecção da presença do HPV.
Fonte: pandiahealth.com |
Papanicolau o que detecta?
O papanicolau permite avaliar a forma das células com colo uterino o que irá permitir identificar e classificar as anormalidades que as células possam ter. Ao identificar alterações nas células pode identificar células pré-cancerígenas ou mesmo cancerígenas.
Exame papanicolau e os resultados?
No post - Resultados e tratamentos das citologias - pode encontrar alguns dos resultados mais comuns que o seu papanicolau vai revelar.
O exame de papanicolau está indicado para a mulher sexualmente ativa, não virgem, sendo sugerido que o faça de 3 em 3 anos, perante exames com resultado normal. O papanicolau não consegue verificar a presença de doenças sexualmente transmissíveis, apesar de conseguir detectar casos de infecções ginecológicas.
Sangramento após o papanicolau
Sim, depois do papanicolau a mulher pode notar um ligeiro sangramento ou mesmo corrimento marrom nos dias seguintes, que resulta da raspagem indolor feita com as cerdas da escova ou escovilhão.
Alguns posts relacionados com o tema