A forma mais eficaz da mulher se proteger de uma gravidez indesejada é usar um contraceptivo, seja com ou sem hormonas... o uso de um contraceptivo regular confere uma grande protecção e outras vantagens...
Apesar de existirem algumas situações que podem interferir com a eficácia do contraceptivo, o seu uso como é recomendado, confere a protecção que todos desejamos no planeamento familiar... claro que os contraceptivos podem falhar nalgumas situações como:
- atrasos na toma do comprimido maior que as 12 horas
- esquecimentos
- uso de alguns medicamentos
- ocorrência de vómitos/ diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido
Perante estas situações podemos deixar de estar protegidos, para não ter riscos devemos usar algumas estratégias para prevenir... o uso da contracepção oral de emergência - pílula do dia seguinte é uma das estratégias para prevenir a ocorrência de uma gravidez não planeada.
A contracepção oral de emergência é um contraceptivo de segunda linha indicado quando o nosso contraceptivo falha ou temos uma relação de riscos. A contracepção oral de emergência deve ser feito até 72 (3 dias) ou 120 (5 dias) horas após a relação.
Parar a contracepção oral de emergência conferir maior protecção é indicada que a use nas primeiras 24 horas após a relação, não use alguns medicamentos que possam interferir como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (dosagens diárias + 200 mg) ou tenha vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma da contracepção oral de emergência.
Sim se fez a contracepção oral de emergência e teve vómitos nas 4 horas seguintes à toma tem chances de falha, o indicado nesta situação é fazer de novo a contracepção oral de emergência. Ao fazer nova dose vai conseguir se proteger.
Conclusão: usou a contracepção oral de emergência e vomitou? Para se proteger deve fazer uma nova dose de contracepção oral de emergência para evitar riscos de gravidez.
Descubra alguns posts relacionados