Por Carlos Edgar - contacto
Pois amanheci com mais esta notícia, só em 2016 em Portugal foram vendidas mais 60 mil pílulas do dia seguinte... e em 2017 o número de vendas continuou a aumentar... mas serão números exagerados?
Pois amanheci com mais esta notícia, só em 2016 em Portugal foram vendidas mais 60 mil pílulas do dia seguinte... e em 2017 o número de vendas continuou a aumentar... mas serão números exagerados?
Na notícia o alerta é dado pelos farmacêuticos, alegando que a partir do momento em que os hiper e supermercados passaram a vender medicamentos de venda livre, medicamentos sem necessidade de receita médica, como as pílulas do dia seguinte, passaram a ser vendidas de forma indiscriminada...
Ok a culpa deste aumento é das redes de super e hipermercados que vendem medicamentos muito mais baratos, e como é lógico tem sido a escolha de muitos portugueses...
Apesar dos riscos que são relembrados e a falta de aconselhamento apontados na reportagem a oferta nestas redes, a preços mais baixos, tem a grande vantagem de aumentar a oferta, com melhores horários, o que vai alargar o número de mulheres que se vão proteger... sim para evitar uma gravidez indesejada... as notícias de aumento no consumo de contraceptivos são sempre boas notícias... mesmo dos contraceptivos de emergência?
Sim mesmo desses, como sabemos as principais consumidoras são as mulheres jovens, e na luta contra a gravidez na adolescência não podemos deixar de usar as armas que temos ao nosso dispor...
Claro que a pílula do dia seguinte deve ser uma solução de recurso, usada entre 3 a 5 dias após a relação, de preferência nas primeiras 24 horas após para conferir maior protecção, quando nosso método contraceptivo falha, como nos exemplos:
- esquecimento da pílula
- rompimento do preservativo
A mulher deve preferir um contraceptivo regular para se proteger da gravidez de forma mais eficaz, e evitar as doenças sexualmente transmissíveis (somente o preservativo), antes de iniciar deve procurar o seu médico, os contraceptivos disponíveis são:
- pílula anticoncepcional, com diferentes dosagens e número de comprimidos por cartela
- anel vaginal
- adesivo hormonal
- implante hormonal
- DIU hormonal, com diferentes tamanhos e dosagens
- DIU de cobre
- preservativo
Espero ter ajudado com mais estas revelações, obrigado por continuarem lendo... 😊
Descubra alguns posts relacionados