A maior protecção que podemos usar para nos protegermos de uma gravidez indesejada são os anticoncepcionais. Sim os anticoncepcionais conferem maior protecção, através da sua constante acção hormonal que vai impedir a ovulação e a progressão dos espermatozoides, através do espessamento do muco cervical.
Agora que já alertei sobre a importância do uso dos anticoncepcionais na prevenção da gravidez, vou falar na pílula do dia seguinte...
A pílula do dia seguinte é um anticoncepcional de emergência que deve usar quando o seu anticoncepcional falha, por exemplo quando esqueceu a pílula, teve vômitos ou diarreias após a toma do comprimido ou o preservativo rompeu... por exemplo...
Até quanto tempo depois da relação posso tomar a pílula do dia seguinte?
Depois da relação podemos tomar a pílula do dia seguinte até 72 ou 120 horas depois da relação. Podia dizer, de forma mais genérica, 3 ou 5 dias, mas é muito importante falar nas horas. Como no exemplo:
Teve relação na segunda feira às 20 horas, com falha do seu anticoncepcional, deve tomar a pílula do dia seguinte até às 20 horas de quinta-feira ou até 20 de sábado.
Sim falo em 72 horas, para as pílulas do dia seguinte com levonogestrel, é 120 horas, para a pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal.
A pílula do dia seguinte com levonogestrel, com um ou dois comprimidos deve ser feita até 72 horas depois da relação. Sua eficácia é maior se fizer nas primeiras 24 horas após e durante o período fértil e nas mulheres obesas não confere tanta proteção.
Algumas marcas de pílula do dia seguinte com levonorgestrel
A pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal deve ser feita até 120 horas depois da relação. Sua eficácia também é maior se a tomar nas primeiras 24 horas após. Não é aconselhada se a mulher amamentar.
Espero ter ajudado com mais este post... descubra alguns posts relacionados: