Acabo por receber muitas perguntas pondo em questão a segurança das pílulas anticoncepcionais, desta vez vamos falar na miranova®, uma pílula hormonal combinada indicada para a mulher que quer se proteger de uma gravidez indesejada com uma pílula com menor dosagem hormonal.
A pílula miranova® garante esta acção contraceptivo devido à composição hormonal que tem em cada comprimido, etinilestradiol 0,02 mg + levonorgestrel 0,1 mg, tendo ainda outros excipientes, como 0,317 mg de glicerol, 35,19 mg de lactose mono-hidratada e 19,374 mg de sacarose.
Mas segura na protecção contra a gravidez?
Sim é bem segura, apesar de eu dizer que tem baixa dosagem hormonal sua eficácia é muito elevada, desde que a mulher a tome como é recomendado, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora durante 21 dias (21 comprimidos) seguindo-se depois uma pausa de 7 dias, após a pausa terá que reiniciar uma nova cartela.
Evite atrasos na toma do comprimidos, superiores a 12 horas, em relação à hora de toma do comprimido do dia anterior.
Evite esquecer um comprimido.
Ou use alguns medicamentos que possam interferir, como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
Excluindo estas situações posso garantir que a eficácia da pílula miranova® é muito elevada, +99%... e em relação à trombose? É segura?
As pílulas com levonorgestrel em sua composição são as que têm menor risco de trombose, dentro do grupo das pílulas combinadas, como é o caso da pílula miranova®... se lembre que apesar de se falar muito em trombose o risco das pílulas é muito baixo... muito...
Agora que já conferiu que a pílula miranova® é muito segura... siga as recomendações de seu médico... obrigado por continuar lendo os posts aqui no blog... 😊
Descubra alguns posts relacionados