Depois de mais umas perguntas recebidas resolvi escolher esta para falar nos efeitos e riscos que a mulher corre ao interromper o anticoncepcional...
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?
Noutros posts já falamos nos riscos e efeitos adversos associados ao uso do anticoncepcional. Como todos os medicamentos o anticoncepcional pode ter alguns riscos, pode conferir neste post, e alguns efeitos adversos como:
Efeitos adversos da pílula frequentes - retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase.
Efeitos adversos da pílula pouco frequentes - aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo.
Efeitos adversos da pílula raros - urticária, intolerância à glucose, diminuição dos níveis dos folatos, icterícia, agravamento das varizes e intolerância às lentes de contacto.
Como viu a sua ocorrência varia um pouco, posso mesmo assegurar que apesar da possibilidade de efeitos adversos se dizer frequente, na realidade é uma possibilidade remota, pode aparecer numa mulher em cada 10 que usam ou seja em 10%, o que é um valor bem baixo.
Gosto sempre de deixar alguns alertas, devo alertar que temos mais chances de notar efeitos adversos quando esquecemos, variamos a hora de toma, iniciamos o anticoncepcional, nos primeiros meses de uso (3 a 4 meses) ou interrompemos... sim interrompemos...
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?
Como o inicio de um anticoncepcional a interrupção também deve ser indicada pela nosso médico, ao interromper o nosso corpo deixa de estar protegido da gravidez, principal risco, pois deixa de ter os valores hormonais sintéticos artificiais elevados o que vai fazer com que deixe de estar protegido de uma gravidez indesejada e tenha que repor o seu ciclo natural (reposição hormonal).
A produção hormonal e reposição do ciclo natural pode demorar, variando de mulher ara mulher... o que sabemos é que a mulher que interrompe o anticoncepcional vai voltar a ter o ciclo menstrual como tinha antes... demorando mais tempo a repor se tem historia de ciclos menstruais irregulares.
No post Sintomas depois de deixar de tomar a pílula já tínhamos falado nos efeitos (sintomas) que podemos notar após interromper a pílula, que eram hemorragias intermenstruais, escapes, falta da menstruação, cólicas abdominais, alterações do humor, dor mamária e alterações na secreção vaginal... sim são estes os efeitos que temos mais riscos de notar após interromper a nossa cartela no meio.
Como pode conferir os efeitos depois de interromper são muito coincidentes com os efeitos adversos da pílula e com os sinais de gravidez (náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.), sim... razão para que muitas mulheres me procurem com medo da gravidez, apesar de ser difícil conseguir logo engravidar a verdade é que ao interromper a sua cartela no meio deixa de estar protegida e tem riscos... espero ter ajudado, obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Descubra alguns posts relacionados