A pílula anticoncepcional é um dos contraceptivos favoritos das mulheres, a maioria das mulheres em Portugal e no Brasil escolheram a pílula anticoncepcional para se proteger da gravidez.
A escolha da pílula como anticoncepcional pode ter muitas razões, desde o preço, a variada de hormônios, a facilidade de acesso, os beneficios para a pele ou cabelo, regularização do ciclo menstrual, alivio dos sintomas de TPM, diminuição da menstruação, o fato de não alterar a fertilidade, entre outras.
Apesar do grande uso muitas mulheres acabam por ter receio em usar a pílula anticoncepcional e pergunta muitas vezes se há razoes para se preocupar?
Pílula anticoncepcional: há razão para se preocupar?
Como todos os medicamentos a pílula anticoncepcional pode causar alguns efeitos adversos e riscos... a ocorrência dos efeitos adversos e dos riscos é bem rara, mas como a comunicação social tem falado muito destes riscos, resolvi esclarecer e apontar os verdadeiros riscos associados ao uso da pílula anticoncepcional.
Os riscos associados ao seu uso são os tromboembólicos, obstrução das artérias e veias, infarto do miocárdio,acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar, câncer de colo de útero, câncer de mama (confira as ultimas novidades sobre a pílula e o câncer de mama) e tumores do fígado benignos.
Apesar de serem muitos e assustadores a sua ocorrência é descrita como muito rara, o que quer dizer que pode surgir em 1 mulher em cada 100.000 mulheres que usam a pílula anticoncepcional.
Uma ocorrência que não é motivo para causar a proibição da sua comercialização, visto os beneficios superarem em muito os riscos... para a mulher que usa a pílula é mais importante manter sua dieta saudável, praticar exercício, evitar tabaco, bebidas alcoólicas, sal, pressão arterial alta e outros fatores de risco cardiovasculares... para não aumentar os riscos de trombose e doenças cardíacas (riscos mais divulgados e falados).
Como pode conferir o uso da pílula anticoncepcional pode envolver alguns riscos, mas como seu aparecimento é bem raro, não há motivo para se preocupar, deve seguir as indicações de seu médico, falando com ele antes de iniciar uma pílula anticoncepcional e cumprindo a posologia que ele recomendar... mantendo as visitas regulares... espero ter ajudado, com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊 confira este video sobre as pílulas anticoncepcionais com menor risco de trombose:
Descubra alguns posts relacionados