Todos os medicamentos que usamos podem-nos causar alguns efeitos indesejáveis, são efeitos que surgem como resultado da acção dos princípios ativos ou excipientes no nosso corpo, com a pílula não é diferente...
A ocorrência dos efeitos indesejáveis pode surgir em qualquer altura do tratamento, embora se saiba que pode ser mais comum na fase inicial do tratamento, primeiros 3 a 4 meses, ou sempre que não cumpre a posologia, por exemplo variações de horário ou mesmo quando tem esquecimentos.
Os efeitos indesejados da pílula podem surgir de forma variada, os estudos caracterizam sua ocorrência em muito frequentes, frequentes, pouco frequentes, raros ou muito raros. Os efeitos indesejados associados ao uso da pílula podem ser:
- alterações do humor
- dores de cabeça
- dores de estômago
- aumento e dor nos seios
- acne
- menstruações irregulares
- spotting
- alterações do peso
- alterações do humor
- depressão
- candidíase
- aumento do apetite
- nervosismo
- perturbações do sono
- diminuição do interesse sexual
- sensação de formigueiros
- vertigens
- batimentos irregulares do coração
- tensão arterial elevada
- enxaqueca
- varizes
- dores de garganta
- náuseas
- vómitos
- diarreia
- prisão de ventre
- queda de cabelo
- pele seca
- dor no pescoço
- cãibras
- corrimento produção de leite
- quistos do ovário
- afrontamentos
- ausência de períodos
- corrimento vaginal
- secura vaginal
- esfregaço da citologia alterado
- retenção de líquidos
- sede excessiva
- aumento da transpiração
- perda de peso
Então posso ter algum destes efeitos, e o que devo fazer? E se tiver sangramentos?
A mulher que usa a pílula e nota algum destes efeitos indesejados deve manter sua pílula, como recomendou seu médico, pois sua ocorrência é rara e na grande maioria das vezes acaba por desaparecer espontaneamente. Sangramentos?
Sangramento tomando pílula pode ser gravidez?
Os sangramentos, escapes ou spotting são dos efeitos que mais me referem aqui no blog... na verdade os sangramentos podem surgir por diversas causas como alterações no horário da pílula, a acção hormonal da pílula, alterações hormonais (por stresse, ansiedade, problemas de tireoide), entre outras situações.
Como viu a causa para surgir um sangramento enquanto toma a pílula não é gravidez, por um simples motivo, o fato de tomar a pílula sem falhas vai estar protegida da gravidez... mesmo depois de um esquecimento pode notar sangramentos, embora nesse caso tenha riscos de gravidez.
Após um esquecimento de sua pílula só volta a estar protegida após 7 dias seguidos de tratamento... espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊
Descubra alguns posts relacionados