Dr Carlos Edgar minha filha tem 39,5 c° de febre, dei o paracetamol à 4 horas, posso dar de novo? Como posso baixar a febre?
A febre é uma defesa do nosso corpo. Quando nosso filho tem febre, é seu corpo tentando se proteger dos microorganismos invasores, em situações de febre elevada (temperatura superior a 38,5°C) estão indicados o uso de antipiréticos. Pode conferir alguma dicas sobre a febre neste post:
Na pergunta que recebi o pai deste bebé tinha dado o paracetamol (confira a dose pediátrica do paracetamol), mas a temperatura teimou em não descer, nestas situações pode estar indicado o uso intercalado de outro antipirético como o ibuprofeno (confira a dose pediátrica do ibuprofeno), já tinha falado desta estratégia no post Ben-u-ron®/ panasorbe® (paracetamol) intercalado com brufen®/ ib-u-ron® (ibuprofeno), mas vamos voltar a falar...
O que significa intercalar os medicamentos para a febre?
A dose do paracetamol ou ibuprofeno indicada por dia é normalmente feita em 3 tomas, de 8 em 8 horas, ora se ao fazer o paracetamol e notar que a temperatura do bebé continua elevada, até à próxima toma a estratégia pode passar por intercalar o tratamento com o ibuprofeno, como neste exemplo:
Criança com febre (39,5°C), dores e muito mole... tem indicação para fazer um supositório de paracetamol 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas, deu às 8 horas, devendo repetir às 16 e 24 horas. Ao meio dia a temperatura continua alta (39°C), mas ainda não está na hora do próximo supositório, nesse caso pode então dar o ibuprofeno intercalado, nos intervalos da dose de paracetamol, seguindo o esquema 12, 20 e 4 horas.
Esquema intercalado no exemplo:
- paracetamol - 8, 16 e 24 horas
- ibuprofeno - 12, 20 e 4 horas
Este esquema ilustra bem o uso dos antipiréticos de 4 em 4 horas respeitando a posologia habitualmente recomendada do paracetamol e ibuprofeno.
Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continua lendo... 😊
Descubra alguns posts relacionados