A ideia que a mulher que amamenta não tem riscos de gravidez e que a amamentação exclusiva pode funcionar como um contraceptivo natural estava muito presente nos nossos antepassados e ainda hoje nalguns países africanos.
A amamentação exclusiva é um contraceptivo natural?
A verdade é que nos países africanos existe esta ideia, tendo algum fundo de verdade, pois as mulheres, em África, por dificuldades económicas acabam por amamentar mais tempo e de forma mais intensa, o que lhe confere essa protecção que falei... e as mulheres europeias? Em Portugal? No Brasil?
Neste caso é diferente pois as mulheres acabam por amamentar menos tempo, menos vezes, pela introdução mais precoce dos alimentos... por isso é sugerido que usem contraceptivos para evitar riscos de gravidez...
Uso de contraceptivos durante a amamentação exclusiva
A mulher que amamenta deve se proteger com contraceptivo, estando indicados os contraceptivos sem estrogénios, como o DIU (de cobre ou hormonal), preservativo, implante hormonal ou a pílula sem estrogénios.
Os contraceptivos mais usados são os hormonais, no caso...
- do DIU/ SIU hormonal a sua colocação pode ser feita entre a 6 e a 8 semana depois do parto
- da pílula sem estrogénios (desogestrel) deve ser iniciada no 21° dia após o parto
- do implante hormonal deve ser colocado entre a terceira e a sexta semana depois do parto
Gostaria ainda de relembrar que deve falar com seu médico para escolherem o método contraceptivo mais indicado para si... este tipo de contraceptivos não perde a sua eficácia com a diminuição ou interrupção da amamentação... espero ter ajudado... obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Descubra alguns posts relacionados