Quando ia para a escola, tinha que apanhar o transporte a cerca de 1 km de casa, no caminho passava por grandes campos de sorgo, que o nosso vizinho plantava para alimentar as suas ovelhas.
O sorgo sempre foi usado na alimentação dos cavalos, mas o nosso vizinho aproveitava aqueles campos muito húmidos para produzir sorgo para os seus animais.
Naquela altura estava longe de imaginar que o sorgo seria usado na alimentação do homem... mas está cada vez mais na moda, claro que não é a variedade que o meu vizinho semeava, é outra, nativa do continente africano, Sorghum bicolor.
Uma variedade usada na alimentação em África à muitos anos, hoje podemos encontrar o sorgo em xarope, grão, na produção de melaço, bebidas alcoólicas, nos biocombustíveis, papas para bebé e em bebidas vegetais (sim mais um tipo de bebida que vou mostrar).
Valor nutricional do sorgo
Para além da sua riqueza de fibras, podemos ainda encontrar algumas vitaminas (niacina, riboflavina, tiamina) e minerais (magnésio, cálcio, potássio, fosforo, ferro) nesta gramínea.
Bebida vegetal de sorgo
A bebida vegetal de sorgo que avaliei tinha os seguintes água, sorgo (15%), óleo de semente de girassol e sal marinho. O sorgo não tem glúten, o que o torna um excelente substituto do trigo na alimentação das pessoas alérgicas ao glúten.
Descubra alguns posts relacionados