Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...
Ontem ao final do dia recebi a seguinte pergunta:
- "Usei a pílula do dia seguinte, tomei bebida alcoólica, perdeu o efeito?"
Já tinha falado neste tema, mas resolvi voltar a escrever um novo post... para explicar melhor.
Como tenho ensinado a pílula do dia seguinte tem grande eficácia se for usada nas primeiras 24 horas após a relação. A pílula do dia seguinte pode ter menor eficácia em determinadas situações como:
- tomar depois das 24 horas (Eficácia da pílula do dia seguinte)
- se tiver vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma (Pílula de emergência (pílula do dia seguinte) e os vômitos)
- ou se usar alguns medicamentos que interfiram
Então e o álcool interfere? Corta o efeito de pílula do dia seguinte?
Quando falamos em medicamentos que cortam o efeito da pílula do dia seguinte, falamos da primidona, fenitoína e carbamazepina, rifampicina, rifabutina, ritonavir, griseofulvina, Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina. Como viu as bebidas alcoólicas não estão incluídas, pois não cortam o efeito da pílula do dia seguinte. Mas...
Como as bebidas alcoólicas, aumentam as nossas chances de ter comportamentos e relações de risco (sem protecção e com mais parceiros) deve evitar os excessos. Quando desaconselho o seu uso é para evitar que tenha vómitos ou diarreias após a toma da pílula do dia seguinte e que não cumpra a posologia indicada (Eficácia da pílula do dia seguinte).
Agora que já sabe que o álcool não corta o efeito da pílula do dia seguinte, não se esqueça de evitar os excessos... deixe seu comentário... 😊
Descubra alguns posts relacionados