Todos sabemos que o leite materno é a melhor opção, quer a nível económico, pratico e claro com maiores beneficios para a saúde do nosso filho... os estudos apontam mesmo para maior esperança de vida e mais defesas contra certas doenças... nada se compara ao leite materno que deve ser a alimentação exclusiva do nosso bebé até aos 6 meses (recomendações da Organização Mundial de Saúde), depois dos 6 meses com o inicio da diversificação alimentar, também devemos manter o leite materno.
Muitos pais ficam preocupados com a quantidade de leite que o bebé mama, se mamar leite materno essa quantidade é mais difícil de contabilizar, mas sabemos que o bebé deve fazer muitas mamadas e devemos sentir e ver que ele mama e que a mae produz leite... que vai causar um bom aumento do peso... e os bebés que mamam leite artificial, que quantidade de leite devem mamar?
Quanto leite devo dar ao meu filho?
A quantidade de leite artificial que devemos dar depende da idade e do peso da criança, em especial nos primeiros 6 meses de vida, a regra a usar é dar 150 ml de leite por cada quilo de peso, por dia (24 horas), pode calcular a quantidade desta forma:
Depois dos 6 meses e da reintrodução dos alimentos e outras refeições, o numero de mamadas é menor e as necessidades de leite também, neste caso falamos de 500 ml de leite e seu derivados, neste caso podemos dividir a quantidade de leite pelas mamadas, iogurtes (cada iogurte equivale a 100 ml de leite), papa (cada papa equivale a 150 ml de leite)...
Após 1 ano de idade o bebé continua a precisar de leite, um leite pobre em proteínas, rico em gordura e ferro, os leites mais indicados são (por ordem de valor nutricional e beneficios para o bebé):
- leite materno
- leite de transição (de lata reconstituído)
- leite de vaca gordo
- leite de vaca especial crescimento
Descubra alguns posts relacionados