O meu filho tem tosse!!! Devo preocupar-me? O que faço? Dou xarope? Vou para a urgência do hospital?
Todos os pais, mesmo os mais informados já passaram por um episódio de tosse que nos levou a fazer estas perguntas, mesmo que só no nosso subconsciente... todos temos medos e somos invadidos por incertezas... 😊 todos? Sim, mesmo os mais seguros aparentemente...
Mas quando chegamos ao hospital ou junto de nosso médico ele desvaloriza e quase que nos passa um atestado de ignorância, e sabe porquê?
Porque a tosse é um mecanismo de defesa do nosso corpo, como a febre, que o nosso corpo usa para limpar as vias respiratórias mantendo-as livres para desempenhar a sua principal missão - facilitar a passagem do ar - respirar...
Mas posso dar um xarope?
Normalmente os médicos não gostam de contrariar este mecanismo de defesa, que vai ajudar a libertação da expectoração que muitas vezes surge após a tosse seca, regra geral sugerem "apenas" a hidratação e podem até sugerir um xarope fluidificante, para facilitar a libertação da expectoração.
Na criança as principais causas de tosse são as infecções, fumos, ambientadores, alergias, objectos estranhos, entre outros... as infecções por vírus - chamadas viroses - são as causas mais habituais, levando a criança a ter uma tosse duradoira alternando com tosse seca/ tosse produtiva (com expectoração).
Tosse? Dicas para os pais...
Como falei o principal cuidado é a hidratação, o fornecimento de muitos líquidos, água de preferência, para que a expectoração fique solta e se descole das paredes das vias aéreas, evitar a exposição a fumo, ambientadores e aerossóis, aumentar a humidade do ar na divisão onde está a criança e evitar os xaropes e outros medicamentos ou produtos naturais sem indicação de seu médico.
Quando devemos levar o nosso filho com tosse ao médico?
Nalgumas situações devemos recorrer ao nosso médico ou serviços de saúde de imediato, nomeadamente quando nosso filho tem dificuldade em respirar, quando a tosse dura mais de 2 semanas, se a criança apresentar os lábios ou unhas azulados, vómitos, rejeita líquidos, febre elevada e prostação, dor no tórax.
Depois de descobrir que a tosse é uma grande aliada do nosso filho, não se esqueça de descobrir mais dicas para os pais, partilhar e claro comentar este post... as melhoras... 😊
Descubra alguns posts relacionados
Como tratar as dores de garganta - truques e dicas para aliviar a garganta
Os animais de companhia e os bebês
Os animais de companhia e os bebês