Como sabem eu sou muito prudente quando falamos na mudança da pílula, sugiro sempre que deve falar com seu médico, claro que há algumas situações que a mudança é inevitável, mas mesmo assim deve sempre falar, algumas situações em que seu médico pode indicar a mudança:
Falou com seu médico e ele indicou a mudança... então vamos falar como deve mudar...
Mudar para uma pílula genérica ou com a mesma dosagem e composição
Vai mudar para uma pílula genérica, com a mesma dosagem e composição? Ok, a mudança é bem simples, basta terminar a cartela da pílula e iniciar a nova pílula no dia que deveria iniciar a cartela seguinte. Exemplo:
- se usa uma pílula de 21 comprimidos, vai iniciar a nova pílula após a pausa de 7 dias ou seja no 8° dia
- se usa uma pílula se 24 comprimidos, deve iniciar a nova pílula após a pausa de 4 dias ou seja no 5° dia
- se usa uma pílula continua, deve iniciar a nova pílula no dia seguinte após terminar a cartela, sem pausa
Riscos de gravidez
Ao fazer a mudança desta forma vai estar protegida da gravidez não tem riscos.
Mudar para outra pílula contraceptiva
Vai mudar para uma pílula diferente? Ok, neste caso a mudança pode trazer riscos de gravidez, deve seguir as recomendações de seu médico e na duvida se proteger ou evitar as relações. As formas mais comuns que os médicos podem sugerir podem ser feitas de três formas:
- termina sua cartela e inicia logo a nova pílula (sem pausa)
- termina sua cartela e inicia a nova no 1° dia da menstruação
- termina sua cartela e inicia a nova após a pausa ou semana de descanso
Riscos de gravidez
A mudança para uma pílula com a mesma dosagem não acarreta riscos de gravidez, bem como as duas primeiras formas que falo (iniciar logo, sem pausa, e no 1° dia da menstruação), por outro lado se iniciar após a pausa é sugerido se proteger até ao 7° comprimido da primeira cartela da nova pílula).
Depois de mudar, na primeira pausa da nova pílula muitas mulheres me referem que a menstruação, o período não veio, será normal?
Sim pode acontecer, por causa da mudança e variações hormonais, mais importante que a descida do sangramento de privação - por falta de hormônios é a mulher tomar certinho, como o médico recomendou para não ter riscos de gravidez.
Descubra alguns posts relacionados