Cá está mais um post da série os meus conselhos sobre anticoncepcionais, desta vez vou falar sobre o novo DIU hormonal (SIU) Mirena®.
O DIU/ SIU mirena® é um dispositivo intra-uterino hormonal em forma de T que garante uma adaptação ideal ao interior do seu útero, no braço lateral do T, o SIU tem um reservatório hormonal que vai libertando a hormona progestagénica levonorgestrel. A presença no interior do útero e a libertação hormonal confere uma grande eficácia contra a gravidez indesejada.
Os meus 5 conselhos para a mulher que vai colocar o DIU/ SIU mirena®
1) O DIU/ SIU mirena® garante uma proteção de 5 anos
O DIU/ SIU mirena® é um contraceptivo hormonal intra-uterino que oferece uma proteção contraceptiva durante 5 anos. Durante este período vai libertando uma quantidade de hormonas, todos os dias, que não vão permitir que os seus ovarios libertem óvulos (ovulação) e vai espessar o muco cervical, impedindo que os espermatozoides progridam.
2) O DIU/ SIU mirena® está contra-indicado em mulheres jovens
Não, o DIU/ SIU mirena® está mais indicado para mulheres que já tiveram filhos, também pode ser usado pela mulheres que não tiveram filhos, mas é melhor optarem pelo novo DIU/ SIU hormonal (jaydess®) que é mais pequeno.
3) O DIU/ SIU mirena® pode alterar a menstruação?
O DIU/ SIU mirena® tem na sua composição hormonal ausência de estrogénios o que pode causar alterações na nossa menstruação a mulher pode passar a menstruar menos, menor fluxo ou quantidade.
4) O DIU/ SIU mirena® pode perder sua eficácia
Sim, o DIU/ SIU mirena® pode perder sua eficácia, se usar alguns medicamentos como ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão. Confira o video:
5 ) E os anti-inflamatórios posso usar se tiver o DIU/ SIU mirena®
Os anti-inflamatórios não cortam o efeito do DIU/ SIU mirena®, os medicamentos que diminuem a eficácia do DIU/ SIU mirena® são ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.
Para terminar gostaria de relembrar que deve seguir as recomendações de seu médico, e dar tempo ao seu corpo para se adaptar, partilhar e comentar este post... obrigado. 😊
Descubra alguns posts relacionados