O zentel® (albendazol) é um medicamento anti-helmíntico indicado no tratamento das infestações intestinais por parasitas, por vermes (nome mais comum lombrigas), o zentel® (albendazol) tem indicação para tratar as infestações intestinais causadas pelos seguintes parasitas (fonte:infarmed.pt):
- Ascaris lumbricoides (Lombrigas)
- Trichuris trichiura (Tricocéfalos)
- Enterobius vermicularis (Oxiúros)
- Ancylostoma duodenale e Necator americanus (Ancilóstomo)
- Hymenolepsis nana e Taenia spp (Ténias)
- Strongyloides stercolaris (Verme do Túnel)
- Opistorchis viverrini e Clonorchis sinensis
- Giardia lamblia (Giardia em crianças)
Como todos os medicamentos o zentel® (albendazol) pode interferir com alguns princípios ativos e sofrer interferência, a mulher que usa a pílula tem sempre dúvidas se o zentel® interfere com seu contraceptivo, será que interfere?
Zentel® (albendazol) e a pílula contraceptiva
Na bula de zentel® (albendazol) estão descritos alguns medicamentos que podem interferir, tais como, a cimetidina, praziquantel, adexametasona, ritonavir, fenitoína, carbamazepina e fenobarbital.
Como pode conferir não estão descritas interacções com os contraceptivos... pelo que podemos ficar tranquilos ao usar o zentel® (albendazol), ele não corta a acção da pílula contraceptiva.
Devo ainda relembrar que os medicamentos que podem interferir com a acção da pílula são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg). Retirei esta informação deste post - O que corta o efeito do anticoncepcional. Depois de conferir não se esqueça de partilhar e comentar este post... obrigado... 😊
Descubra também alguns posts relacionados