Já todos reconhecemos a importância do uso do protetor solar para evitar os riscos associados à exposição solar. Para nos protegermos dos efeitos dos raios ultravioleta (UVA e UVB), devemos proteger a nossa pele com um protetor solar. A sua aplicação deve anteceder a exposição solar, e ser repetida após ir à água e a cada 2 horas.
A escolha do protetor solar
A escolha do protetor solar deve ter em conta diversos fatores, lembrando que é muito importante escolher o protector mais adequado ao nosso tom de pele para nos protegermos eficazmente, na escolha do factor de proteção devemos ter conta:
- tom da pele
- ser criança
- ser idoso
- exposição solar prévia (se for no inicio do verão devemos optar por um fator de proteção maior)
Depois de avaliar estes fatores pode então optar por um protetor solar de fator 20, 30, 40 ou + 50, para ter uma proteção mais eficaz...
Validade do protetor solar
Após o fabrico o protetor solar chega ao mercado com uma validade de 3 anos, durante esse tempo pode ser comprado por nos e usado.
Então quer dizer que posso usar o protetor solar do ano passado?
Apesar de ter a validade de 3 anos, após fabrico, a verdade é que após abrir sua validade passa a ser diferente, podendo ser de 6 meses a 12 meses, para sabermos isso temos que conferir no verso da embalagem o símbolo (6M - 6 meses ou 12M - 12 meses), como está na figura:
Para estar integro durante estes 12 meses, não deve ser exposto a temperaturas superiores a 25°C, o que na praia se torna complicado, por isso sugiro que após 15 dias de uso do seu protetor o desperdice.
Posso usar o protetor solar do ano passado?
Não deve usar, pois apesar de ele ter uma validade de 12 meses (12M), como foi exposto a temperaturas superiores a 25°C deixou de ter efeito de protector, funcionando apenas como um creme hidratante.
Depois de ler mais este post não se esqueça de partilhar e comentar... obrigado. 😊
Descubra alguns posts relacionados