Bem vindas a mais um post, para iniciar esta semana de posts vou relembrar os medicamentos que podem interferir com os diversos anticoncepcionais, de fora vou deixar os anticoncepcionais barreira como o preservativo e o DIU de cobre.
Para nos protegermos da gravidez indesejada não basta tomarmos o anticoncepcional como é recomendado, algumas situações podem interferir com sua proteção, como os vômitos, diarreia, esquecimentos, atrasos e claro alguns medicamentos.
Vou então resumir os medicamentos que podem afectar cada anticoncepcional, confira também o video correspondente que poderá encontrar no meu canal de Youtube.
O que corta o efeito do anticoncepcional
O que corta o efeito do anticoncepcional oral combinado
Os medicamentos que podem interferir com a pílula anticoncepcional hormonal combinada, são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
O que corta o efeito do anticoncepcional oral sem estrogénios
Os medicamentos que podem interferir com a acção da pílula anticoncepcional oral sem estrogénios são o ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato (doses diárias maiores de 200 mg), oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.
O que corta o efeito do anticoncepcional subcutâneo (implante hormonal)
Os medicamentos que podem interferir com o implante hormonal são o ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato (doses diárias maiores de 200 mg), oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.
O que corta o efeito do anticoncepcional vaginal (anel hormonal)
O anel hormonal pode sofrer interferência com os seguintes medicamentos carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
O que corta o efeito do anticoncepcional DIU/ SIU hormonal
Os medicamentos que podem interferir com o DIU/ SIU hormonal são o ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato (doses diárias maiores de 200 mg), oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.
O que corta o efeito do anticoncepcional injetável
O anticoncepcional injetável podem perder sua eficácia com os medicamentos carbamazepina, fenitoina, fenobarbital, griseofulvina, primidona, oxcarbazepina, felbamato, topiramato (doses diárias maiores de 200 mg), rifampicina, ritonavir e hipericão.
O que corta o efeito do anticoncepcional transdérmico (adesivo hormonal)
O adesivo hormonal pode sofrer interferência com os seguintes medicamentos carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
Descubra alguns posts relacionados