O ácido ascórbico é o nome químico da vitamina C (ácido ascórbico), uma das vitaminas mais conhecidas e usadas por todos nós com as mais diversas utilidades e objectivos.
A vitaminas C (ácido ascórbico) pode ser encontrada em muitos alimentos tais como citrinos, morangos, kiwi, acerola, papaia, abacaxi, vegetais, entre outros, para além da alimentação é comum encontrar a vitamina C (ácido ascórbico) em suplementos, medicamentos antigripais, cosméticos e até noutros alimentos processados como carnes, sucos, entre outros.
A dose diária recomendada de vitamina C é de cerca de 100 mg, estando ligeiramente aumentada durante a gravidez e amamentação, dose que é facilmente obtida através da alimentação, como pode ver no na lista a quantidade presente nalgumas frutas:
- abacaxi - 115,9 mg
- acerola - 164,3 mg
- laranja - 135,8 mg
Indicações e beneficios da vitamina C (ácido ascórbico)
A vitamina C (ácido ascórbico) está descrita como sendo uma das vitamina com maiores beneficios, é conhecido o seu papel antioxidante, o que lhe confere um grande papel na luta contra os radicais livres, tem um grande papel na cicatrização das feridas, no rejuvenescimento da pele (presente em loções pós-solares, cremes anti-rugas, por exemplo), fortalecimento das nossas defesas (prevenção de infecções, por exemplo estados gripais), promove a absorção do ferro (papel na prevenção e melhoria da anemia), promove a saúde dos nossos vasos sanguíneos (paredes - prevenção das varizes e derrames), entre outros.
O uso do ácido ascórbico pela industria alimentar
Recentemente foram dados alertas no Brasil sobre o uso do ácido ascórbico na conservação da carne. A verdade é que o ácido ascórbico é usado à décadas como conservante dos alimentos, é acrescentado a alguns alimentos para garantir que se conservem durante mais tempo para facilitar o seu transporte e acondicionamento durante mais tempo. A presença de ácido ascórbico na alimentação está descrita e é permitida pela lei.
Descubra alguns posts relacionados