O adesivo hormonal é um anticoncepcional hormonal combinado indicado na prevenção da gravidez. A mulher ao usar o adesivo hormonal como é recomendado protege a mulher de uma gravidez indesejada.
Como usar o adesivo hormonal
O adesivo hormonal deve ser colado na pele dos braços, coxas, barriga ou nádegas, devendo colar um adesivo hormonal, em cada semana do ciclo. Durante os 28 dias do ciclo a mulher deve usar três adesivos, cada adesivo durante 7 dias, após o uso dos 3 adesivos a mulher deve fazer pausa de 7 dias (irá menstruar nessa pausa).
Eficácia do adesivo hormonal
A eficácia do adesivo hormonal é elevada, em torno dos +99%, uma protecção muita elevada que nos confirma que a mulher vai estar protegida, pode por isso ficar descansada e tranquila.
Apesar disso a eficácia do adesivo hormonal pode estar diminuída se a mulher:
- usar algum medicamento que interfira (ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão)
- se esquecer de colar nos dias indicados
- se tiver descolado mais de 12 horas
Engravidar depois de parar o adesivo hormonal
Como reparou ao usar corretamente vai estar protegida, se usa o adesivo hormonal e pensa em engravidar deve primeiramente falar com seu médico para preparar sua gravidez. A mulher que usa o adesivo hormonal pode engravidar logo após parar o seu uso, embora possa demorar, pois o nosso corpo pode demorar a repor os seus ciclos menstruais. O adesivo hormonal não altera a fertilidade.
Descubra alguns posts relacionados