O herpes labial é uma doença contagiosa provocado pelo vírus herpes simples tipo 1. Manifesta-se com o aparecimento de vesículas dolorosas cheias de líquidos, nos lábios, mas que podem também afectar outras partes da boca como as gengivas, céu da boca, face e até pescoço, que 7 a 10 dias depois se transformam em pequenas crostas.
Transmissão vírus herpes simplex
A transmissão do vírus herpes simplex ocorre entre pessoas portadoras do vírus através da saliva, pele e mucosas contaminados. A transmissão é mais provável quando a pessoa tem lesões visíveis.
Sintomas do herpes labial
O herpes labial é uma situação recorrente que manifesta-se através de surtos cíclicos. Os primeiros sintomas são ardor, formigueiro ou comichão à volta dos lábios e o seu aparecimento está associado com situações de stress, menstruação, excesso de sol e fadiga. A maioria das pessoas não desenvolve sintomas após a contaminação pelo vírus herpes simplex tipo 1.
Tratamento do herpes labial
O herpes labial não tem cura, é normal após uma fase de maior stresse ou diminuição de nossa imunidade notarmos mais um surto, o seu tratamento é difícil pois se tratar de uma doença viral, no entanto há alguns medicamentos, loções e pomadas que podem atenuar, diminuir os sintomas (dor e ardor) e evitar a transmissão a outras pessoas.
Descubra algumas soluções: pomada aciclovir, pensos protectores, loções hidratante, pensos hidrocoloides, entre outras.
Descubra alguns posts relacionados: