A zona do cordão umbilical preocupa muito os pais. O aspecto esquisito e diferente cria muitas dúvidas aos pais e claro a incerteza e sensação de incapacidade leva a maior ansiedade e nervosismo, mas afinal quais são os cuidados que devemos ter, quando vai cair o coto umbilical, quais são os sinais de alerta e o que nos deve levar a procurar o nosso médico?
Antes de qualquer cuidados devemos lavar bem as nossas mãos, a limpeza do coto e da pele em redor deve ser feita com água tépida ou morna e sabonete, não perfumado, de pH neutro, os pais podem depois secar bem com compressa esterilizada.
A fralda deve ser colocada abaixo do coto umbilical, que deve ficar livre ou coberto com roupa limpa (pode usar compressa).
A queda do coto umbilical pode ocorrer entre o 5° e o 7° dia, após o nascimento. O uso de álcool, após a queda do coto umbilical, é sugerida por alguns profissionais de saúde, ficando esse conselho à consideração dos pais.
Quando devemos recorrer ao médico (pediatra)?
Os sinais de alerta que nos devem procurar ajuda da nossa equipa de saúde são: pele em redor vermelha, coto umbilical com mau odor, com corrimento ou sangrante.
Fontes bibliográficas