O uso correto dos anticoncepcionais hormonais combinados, como o anticoncepcional tamisa®, garante à mulher proteção de uma gravidez indesejada, a sua eficácia depende do uso correto, aparecimento de vômitos ou diarreias (nas 4 horas seguintes à toma do comprimido) e alguns medicamentos.
A eficácia do anticoncepcional tamisa®
O tamisa® é um anticoncepcional hormonal combinado com elevado grau de eficácia, a sua protecção mede-se através do índice de Pearl, um índice que nos revela o número de casos de gravidez em mulheres férteis que usam o anticoncepcional tamisa® durante 1 ano.
Índice de Pearl do anticoncepcional tamisa® (0,3 menos de 1 gravidez por cada 100 mulheres que usam o tamisa® como método contracetivo). Saiba mais sobre eficácia dos anticoncepcionais.
Como manter a eficácia do anticoncepcional tamisa®
Para manter a sua eficácia e continuar protegida de uma gravidez a mulher deve fazer o anticoncepcional tamisa® todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, respeitando o número de dia de pausa entre as cartelas (até 7 dias de pausa), ou tomando sem pausa quando as cartelas são de uso continuo.
A eficácia do anticoncepcional tamisa® depois da mudança da cor dos comprimidos
Recentemente os comprimidos alguns anticoncepcionais orais mudaram de cor, trata-se de uma mudança de alguns excipientes (corantes), mantendo o anticoncepcional a sua protecção se for usado sem falhas.
A eficácia do anticoncepcional tamisa® e os outros medicamentos
A eficácia do anticoncepcional tamisa® pode ser comprometida com os seguintes medicamentos:
- rifampicina
- rifabutina
- griseofulvina
- ritonavir
- carbamazepina
- fenitoína
- fenobarbital
- primidona
- oxacarbazepina
- felbamato
- topiramato
- lamotrigina
- hipericão
Descubras mais posts relacionados: