A pílula de emergência postinor® é um anticoncepcional de segunda linha, que tem em sua composição cerca de 1500 microgramas de levonorgestrel 1500, o que lhe confere grande grau de eficácia. A sua eficácia diminui com o passar do tempo, apesar de se puder usar até às 72 horas após a relação desprotegida, o ideal é tomar o mais cedo, mais próximo da hora da relação, para termos maior eficácia e proteção.
A pílula de emergência postinor® deve assim ser tomada de forma esporádica, como ultimo recurso, quando nosso método anticoncepcional falha e o mais próximo possível da hora da relação.
Efeitos secundários ou adversos da pílula de emergência postinor®
A pílula de emergência postinor® não precisa de causar efeitos em nosso corpo para provar que fez efeito, desde que a tomemos bem cedo, não tenhamos vômitos ou diarreias e não façamos uso de medicamentos ela nos protege, no entanto pode causar alguns efeitos secundários ou adversos, tais como:
Efeitos secundários ou adversos da pílula de emergência postinor® muito frequentes (pode afetar mais de 1 em cada 10 pessoas)
- náuseas
- hemorragias irregulares
- dor na região inferior do abdómen
- cansaço
- dores de cabeça
Efeitos secundários ou adversos da pílula de emergência postinor® frequentes (pode afetar até 1 em 10 pessoas)
Efeitos secundários ou adversos da pílula de emergência postinor® muito raros (pode afetar até 1 em 10.000 pessoas)
- erupção na pele
- comichão
- inchaço da cara
- menstruações dolorosas
Descubra alguns posts relacionados