O nosso sistema cardíaco é responsável pelo transporte do sangue pelo nosso corpo, que tem como funções fornecer os nutrientes e o oxigénio a todas as nossas células. O sistema cardíaco é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).
Quando falamos em doenças cardiovasculares nos referimos a doenças que afetam o nosso sistema circulatório, doenças degenerativas, causadas por malformações congénitas, pelo envelhecimento ou associadas aos nossos estilos de vida.
Com a população a viver cada vez mais anos, com nosso sedentarismo a aumentar, os nossos hábitos alimentares alterados, o tabaco e o consumo de sal a prevalência deste tipo de doenças tem aumentado muito, sendo nalguns países as principais causas de morte.
Quais as doenças cardiovasculares
Quando falamos em doenças cardiovasculares, nos debruçamos mais nas doenças associadas aos nossos estilos de vida, confira algumas doenças cardiovasculares (oportunamente irei publicar um post para cada uma):
- angina de peito
- enfarte do miocárdio
- fibrilhação auricular
- arritmias
- embolia pulmonar
- tromboembolia
- trombose venosa
- AVC
- cardiopatia
- aterosclerose
- insuficiência cardíaca
- aneurismas da aorta
- valvulopatias
- endocardite
- hipertensão arterial
- pericardite
- varizes
- edemas nas pernas
- flebites
Factores de risco das doenças cardiovasculares
Como disse a maior parte destas doenças pode ser prevenida com alguns cuidados e melhoria nos nossos estilos de vida, podemos falar em fatores de risco, fatores que aumentam nossa probabilidade de sofrer uma doença cardiovascular, tais como:
- tabaco
- bebidas alcoólicas
- sal e o seu consumo excessivo
- colesterol elevado
- triglicerídeos
- diabetes mellitus
- obesidade
- medida da cintura
- tensão arterial
- sedentarismo
- dieta pobre em vegetais (pobre em alimentos ricos em ômega 3)
- stresse
Prevenir as doenças cardiovasculares
Para prevenir as doenças cardiovasculares deve ter em conta os fatores de risco para diminuir a probabilidade de ter alguma destas doenças.
Fontes bibliográficas