A azia é uma sensação de queimação que vai do estômago até à boca deixando essa sensação na garganta, ela surge devido à subida do conteúdo ácido do estômago até à boca, é muito comum na gravidez.
Quando os alimentos chegam ao estômago mergulham nos sucos ácidos que vão dividir e continuar a digestão dos alimentos para os transformar em nutrientes. Normalmente o conteúdo do estômago não regressa para trás pois no topo do estômago temos um esfíncter que se fecha e impossibilita a subido do conteúdo gástrico, mas há algumas situações que podem causar essa subido tais como (causas da azia):
- uso de roupas apertadas
- refeições mais pesadas
- comer alimentos gordurosos
- refeições muito condimentadas
- estresse
- fast food
- bebidas com gás
- bebidas com cafeína
- bebidas alcoólicas
- gravidez
Um episódio de azia na gravidez é muito semelhante à azia fora da gravidez, a grávida sente na mesma aquela sensação de queimação, arrotos, gosto amargo e subido do conteúdo do estômago à boca. Na gravidez os sintomas de azia pode ser mais fortes e perdurar mais tempo.
A azia é comum na gravidez pois com o crescimento do bebê, o estômago da mãe é empurrado o que dificulta a digestão e aumenta o risco de subida do conteúdo estomacal (refluxo gástrico).
Para evitar a azia deve fazer refeições pequenas muitas vezes ao dia, evitar a roupa apertada, evitar as refeições pesadas, mastigar bem os alimentos, evitar as bebidas com gás ou cafeína, evitar as gorduras e não se deitar logo após o jantar.
- usar anti-ácidos (leite de magnésia)
- comer alimentos ricos em mucilagens (família das abóboras)
- beber chá de hortelã pimenta (outras plantas que ajudam - gengibre, canela)
Fontes bibliográficas