A pílula do dia seguinte (pds) é um anticoncepcional de emergência que deve ser usado como ultimo recurso, quando nosso método anticoncepcional habitual falha. A pds não deve ser usada regularmente, como se fosse um anticoncepcional normal, pois tem grande dosagem hormonal podendo causar riscos de trombose e claro muitos efeitos adversos como:
- náuseas
- hemorragias irregulares
- cansaço
- dores de cabeça
- dor no abdómen
- vómitos
- alterações na menstruação
- seios doridos
- diarreia
A pds deve por isso ser guardada para se fazer quando temos uma falha no nosso método anticoncepcional, como o rompimento de um preservativo, descolamento de um adesivo, saída do anel hormonal ou o esquecimento de um comprimido de pílula, por exemplo.
Ao termos uma destas falhas devemos manter o uso do nosso anticoncepcional para o mais rápido possível estarmos protegidos.
Mas, ao tomar a pds o anticoncepcional mantém sua eficácia?
Sim mantém, ao usar a pds seguinte a meio de um ciclo deve manter o seu anticoncepcional até ao fim do ciclo e se proteger nos 7 dias seguintes à falha. A pds não interfere com a eficácia do método anticoncepcional, pode é alterar seu ciclo menstrual, por exemplo pode notar alterações menstruais.
Use a pds esporadicamente, pois tem grandes riscos para sua saúde.
Fontes bibliográficas
procuromaissaude.com/eficaciapds