O medidor da diabetes é um dispositivo que permite medir os nossos valores açúcar no sange, a nossa glicemia. A pessoa com diabetes tem os seus valores de glicemia em maior risco de descontrolo, mais altos (+120 mg/ dl em jejum e +140 mg/dl após a refeição) ou mais baixos (-80 mg/dl), o seu objectivo e manter os valores estáveis dentro destas margens, para isso tem que ter cuidados em sua dieta, praticar atividade física e cumprir sua medicação e tratamento (insulina).
O medidor é uma grande ajuda para acompanhar sua diabetes e alguns tratamentos, como a insulina. O medidor deve ser adaptado à pessoa com diabetes, não adianta ser muito avançado tecnologicamente e com ligação ao computador se a pessoa não tem conhecimentos ou sequer um computador.
Escolha do medidor de diabetes
Para escolher seu medidor deve ter o cuidado de verificar algumas características, como a precisão, o preço, as tiras teste, acesso fácil às tiras teste e agulhas, o calibre das agulhas teste, a ergonomia do medidor, a conectividade ao computador, se tem memoria, se precisa de calibração, o tamanho, o aspeto, a confiança na marca, o tipo de bateria, a garantia e o seu gosto.
Medidores disponíveis no mercado (por laboratório)
Brasil
- Roche (accu chek® active, accu chek® performa e accu chek® performa nano)
- Abbott (freestyle® optium neo, freestyle® optium e freestyle lite®)
- Johnson & Johnson (onetouch ultramini®, onetouch ultra2® e onetouch selectsimple®)
- Bayer (contour ts® e breeze 2®)
Portugal
- Roche (accu chek® aviva e accu chek® mobile)
- Abbott (freestyle precision neo®, freestyle precision® e freestyle precision lite®)
- Menarini (glucomen lx plus®, glucomen ready® e glucocard mx®)
- Johnson & Johnson (onetouch® verio)
- Bayer (contour next®, contour link e contour xt)
- Quilaban (element® e element® neo)
Fontes bibliográficas