O medicamento livial® é uma terapêutica hormonal de substituição (THS), que contém 2,5 mg de tibolona, e está indicado no alivio dos sintomas associados à menopausa (sintomas da menopausa) e prevenção da osteoporose (osteoporose após a menopausa). O medicamento livial® consegue aliviar as reações que a mulher sente pela menor produção hormonal, de estrogénios.
Como tomar o livial®
O livial® deve ser tomado oralmente com um pouco de liquido, 1 comprimido por dia, à mesma hora. Deve tomar o comprimido correspondente ao dia da semana, veja no verso da cartela, para evitar os esquecimentos.
Riscos de livial®
Como todas as THS, livial® tem alguns riscos, os estudos revelam que a mulher que faz a THS tem mais risco de sofrer de cancro da mama, cancro no ovário, coágulos de sangue, doença cardíaca e AVC.
Efeitos secundários possíveis de livial®
Como todos os medicamentos livial® pode provocar alguns efeitos adversos tais como: sangramento vaginal, dor de barriga, aumento de peso, dor nas mamas, crescimento dos pelos, corrimento vaginal, irritação e coceira vaginal, acne, tonturas, dor de cabeça, enxaquecas, depressão, nauseas, vomitos, diarreia, coceira na pele, dor nas articulações e retenção de líquidos.
Outros medicamentos e livial®
Alguns medicamentos podem influenciar a ação do livial®, tais como: varfarina, fenobarbital, fenitoina, carbamazepina, rifampicina e erva de S. João (Hypericum perforatum).
Fontes bibliográficas
euroclinix.com.pt
Atenção: não use livial® sem indicação e acompanhamento de seu médico, livial® não é um contracetivo. Se a sua última menstruação tiver sido há menos de 12 meses ou tiver menos de 50 anos, deverá usar um método contracetivo para prevenir uma gravidez, fale com seu médico.