A pílula anticoncepcional lhe garante proteção contra uma gravidez se a tomar corretamente, sensivelmente no mesmo horário, não tiver diarreias ou vômitos nas horas seguintes a ter tomado o comprimido e senão fizer medicamentos que interfiram. Ao tomar todos os dias e fazer as pausas com dias certos vamos garantir uma dosagem hormonal, no nosso sangue, constante o que vai espessar o muco cervical e evitar que a ovulação ocorra, desta forma é garantido o efeito contractivo.
Mas tem mesmo que tomar na hora certinha?
Quando falo isso é para lembrar que deve respeitar um horário para ser mais fácil evitar os esquecimento, a verdade é que se a tomar até com 12 horas de atraso mantém a proteção desde que no dia seguinte tome outro comprimido na hora habitual.
E se mudar de pais, tem mal? O fuso horário interfere?
Se mudar para um pais com fuso horário diferente pode manter na sua hora habitual ou alterar, desde que a mudança não seja maior que as 12 horas. Como deve então proceder para mudar a hora da pílula anticoncepcional?
Para mudar a hora da pílula anticoncepcional em dias seguidos
Para mudar a hora da da pílula anticoncepcional se for menos de 12 horas basta mudar de um dia para o outro sem receio. Se a mudança for de mais de 12 horas deve fazer em dois passos (por exemplo 2 dias - exemplo: toma às 21 horas e quer passar às 10 horas, num dia toma às 2 horas e no dia seguinte passa a tomar às 10 horas).
Para mudar a hora da pílula anticoncepcional após a pausa da pílula anticoncepcional
Para mudar a hora da pílula após a pausa entre as cartelas pode fazê-lo sem receio, tem é que iniciar no dia correto e não adiar, se lembre que pode fazer menos dias de pausa, mas nunca mais dias de pausa do que está preconizado, para não perder o efeito contracetivo.
Fontes bibliográficas