Com a chegada da primavera os riscos e casos de alergias aumentam, com o surgimentos das flores e libertação dos polenes o risco de alergias aumenta.
Em Portugal as espécies mais alergénicas são as gramíneas, fenos, erva parietária, oliveira, acácia, pinheiro, cedro e plátanos. A libertação dos polenes associada ao tempo seco e quente e vento favorecem a sua proliferação, o clima ameno pode ainda contribuir para a replicação dos ácaros, outro foco alérgico no período primaveril.
Sinais de alergia
Os principais sinais de alergias são a irritação de garganta, pingo ao nariz e espirros, pode ainda notar outros sintomas como lacrimejo dos olhos, dor e inchaço na região nasal (seios perinais) - quadro de rinite alérgica. Os sintomas de uma alergia podem-se confundir com os de uma constipação, a diferença é que perduram durante a época de polinização.
O quadro de alergias associado a outras doenças como a asma, DPOC, hipertensão ou mesmo diabetes pode se traduzir num prognostico mais reservado e necessidade de maior apoio médico.
Como prevenir as alergias
Para prevenir a sua ocorrência pode:
- fazer a medicação prescrita pelo seu médico
- fazer a vacina contra as alergias
- conferir o boletim polinico para saber que espécies e polenes vai surgir na sua região (pode conferir o boletim polinico na página Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica - SPAIC)
- tome algumas medidas para aliviar os sintomas
- não se auto-medique
- evite os animais em casa
- limpe o pó da casa com panos aderentes
- mudar a roupa da cama duas vezes por semana
- prefira os aspiradores (mude os filtros todos os anos)
Fontes bibliográficas