Na gravidez a mulher sofre muitas transformações no seu corpo, o que pode se revelar como um desconforto e dificuldade em se sentir bem com na sua nova fase da vida. Com as transformações que ocorrem nalguns processos fisiológicos, a grávida, tem maiores riscos, como risco de diabetes, risco de infecções urinarias, ricos de infecções vulvovaginais, infecções respiratórias, alterações digestivas, circulatórias, posturais, entre outras.
As alterações na urina revestem-se de grande importância pois aumenta o risco de infecções e é através da urina que conseguimos detetar quadros de eclampsia. A produção de urina é feita ao nível do rim, é o resultado da filtração do sangue, que este órgão faz, ao eliminar grandes quantidade de água e sais minerais o rim é o principal contribuidor para o controlo da tensão arterial. Durante a gravidez a tensa arterial da mulher deve ser baixa (até 120/ 70 mmHg), o que revela menos riscos para o bebê é a mãe.
As alterações na urina durante a gravidez
Com o desenvolvimento da gravidez ocorre um aumento dos valores hormonais o que vai desencadear transformações, ao nível dos órgãos, a grávida apresenta maior afluência de sangue na bacia, o que vai levar a uma maior relaxamentos muscular e tendinoso, causando uma dilatação da uretra (pode ser acompanhada de incontinência ligeira), a urina mais doce e com o crescimento do útero e maior produção do rim tem maior vontade de urinar (sinal de gravidez). As alterações urinárias que ocorrem na gravidez são:
As infecções urinárias na gravidez
Devido às alterações urinarias que a grávida sofre e ao fato de a distância entre a bexiga e o exterior ser pequeno (em média é de 7 cm) a grávida tem maior risco de sofrer infecções urinarias. A grávida deve estar alerta aos sintomas das infecções urinarias devendo recorrer ao seu médico sempre que notar os seguintes sintomas:
- dor a urinar
- ardor a urinar
- urinar aos pinguinhos e muitas vezes
- urina com mau cheiro
- sangue na urina
- febre
- arrepios
- dor ao fundo das costas e no baixo ventre
- mal-estar
A prevenção das infecções urinárias na gravidez
Para prevenir a ocorrência de infecções urinarias a mulher deve beber 1,5 a 2 litros de água por dia, fazer a higiene intima todos os dias ou sempre que tenha relações sexuais, usar loções de pH neutro na higiene intima, usar roupa interior de algodão, mudar mais vezes o absorvente, evitar as relações com penetração anal alternada com vaginal e não aperte a vontade de urinar.
A cor da urina na gravidez
A urina na gravidez deve ter uma cor amarela clara ou mesmo ser incolor, é sinal que a grávida está bebendo água em quantidade suficiente.
Fontes bibliograficas