A nossa alimentação é a base da nossa saúde, graças às nossas escolhas podemos controlar o nosso peso, prevenir algumas doenças e superar outras. As nossas escolhas devem ser reflectidas nos nossos hábitos de forma a adoptarmos as medidas mais saudáveis e não ser uma simples moda.
Hoje sabemos que a alimentação pode ajudar a tratar a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol em excesso, entre outras doenças consideradas das sociedades modernas, sociedades mais sedentárias e com maior consumo calórico.
Ao adoptarmos estilos de alimentação saudável teremos certamente melhor qualidade de vida e conseguiremos fugir destas doenças associadas aos novos estilos das sociedades de consumo.
Uma dieta saudável e equilibrada deve seguir as porções desenhadas na roda dos alimentos, devendo também incluir a água, elemento chave em qualquer dieta. Roda dos alimentos:
A rodas dos alimentos não engloba alguns alimentos e bebidas que encontramos nas prateleiras dos supermercados, não é esquecimento, são alimentos que não devemos consumir, devemos evitar o consumo de:
- batatas fritas e outros snacks
- refrigerantes (sumos, bebidas gaseificadas, colas, bebidas estimulantes e desportivas)
- brioches e pão de forma
- amendoins salgados e fritos
- refeições pré-cozinhadas
- hamburgueres
- pizzas
- bolos e produtos de pastelaria
- molhos para saladas e outros temperos
- bolachas e outros produtos similares
- cereais de pequeno almoço
- chocolates
- gelados
- águas com sabor
- cerveja e outras bebidas alcoólicas
- vinho
- enlatados