A gripe A é um tipo de gripe associada aos suínos (gripe suína), por terem sido estes animais o foco de transmissão para os seres humanos, devido à grande capacidade de mutação que o vírus da gripe possui. A gripe A deve seu nome ao tipo de vírus causador, trata-se de um vírus da gripe tipo A, estirpe H1N1.
A gripe A é uma gripe com os sintomas muito semelhantes ao da gripe sazonal, embora seja mais virulenta, o que pode trazer maiores riscos para as populações mais vulneráveis, os sintomas mais comuns da gripe A (H1N1) são:
- dores no corpo
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores de garganta
- tosse persistente
- espirros
- calafrios
- arrepios
- pingo ao nariz
- cansaço
- febre acima de 38ºC
- diarreia e vómitos (casos mais raros)
O seu grau de virulência pode ser maior nos idosos com mais de 65 anos, doentes imunodeprimidos, crianças, grávidas, doentes crónicos e doentes transplantados. Nestas pessoas a gripe pode trazer algumas complicações como doenças respiratórias, pneumonias e até a morte.
Formas de contágio e prevenção da gripe A
Formas de contágio da gripe A
A gripe A tem como principal forma de contágio é através da inalação de gotículas de saliva dos doentes com gripe. Os doentes com sintomas de gripe ao espirrarem, tossirem, assoarem e falarem libertam pequenas gotículas de saliva que ao entrar em contato com as nossas mucosas (nariz, olhos e boca) causam o quadro gripal.
Como prevenir a gripe A
Tratamento da gripe A
O tratamento para a gripe A, em quadros mais complicados, é feito com recursos a medicamentos antivirais como o oseltamivir ou zanamivir, medicamentos apenas disponíveis em meio hospitalar.
Para tratar um quadro de gripe em pessoas saudáveis devemos nos focar apenas no alivio dos sintomas, pois a gripe é uma doença benigna que acaba por passar - descubra algumas medidas para tratar os sintomas da gripe.
Fontes bibliográficas