A Organização Mundial de Saúde recomenda que o bebé seja alimentado até aos 6 meses unicamente com o leite materno. Esta recomendação tem em conta as necessidades do bebé, que são preenchidas com o leite, iniciando-se posteriormente a diversificação alimentar, com a introdução fracionada e gradual dos diversos alimentos.
O leite materno é de fato a melhor opção para o bebé e para a mãe, podendo ser mantido até aos 18 a 24 meses. Quando não é possível a amamentação materna os pais podem optar pelo leite artificial, de acordo com a idade dos bebés podemos optar pelos leite 1, 2 ou 3/ 4/ 5 (transição).
- Leite 1 - desde o nascimento até ao 4° ou 6° mês
- Leite 2 - desde os 4° ou 6° até ao 9° meses
- Leite 3/ 4/ 5 - desde o 9° mês até aos 3 anos
Depois do 1° ano de vida o leite continua a desempenhar um papel muito importante na alimentação do bebé, devendo ingerir cerca de 500 ml de leite por dia.
Que leite devo escolher a partir do ano de idade (até ao terceiro ano de vida)
A escolha do leite para o bebé a partir do ano de idade deve ter em conta diversas situações, como a económica ou as necessidades nutricionais do bebé. O bebé nesta idade tem algumas necessidades como grande teor de gorduras, importantes para a maturação do cérebro, ferro e baixo teor de proteínas.
Os pais podem optar pelo leite materno, leite de transição (de lata reconstituído), leite de vaca gordo ou leite de vaca especial crescimento.
Descubra os pontos fortes de cada opção
Leite materno
- económico - +++
- perfil nutricional - +++
- acessibilidade - +++
Leite de transição
- económico - +
- perfil nutricional - ++
- acessibilidade - +
Leite de vaca gordo
- económico - ++
- perfil nutricional - +
- acessibilidade - ++
Leite de vaca especial crescimento
- económico - +
- perfil nutricional - +
- acessibilidade - ++
A escolha mais acertada em termos nutricionais é o leite materno, seguindo-se o leite de transição (lata).
Fontes bibliográficas
spp.pt