O que são as estrias?
As estrias são lesões cicatriciais da pele que resultam da rutura das fibras de colagénio e elastina.
Onde aparecem as estrias?
As estrias são comuns nas coxas, barriga, seios e nádegas.
Quais são as causas das estrias?
A distensão da pele é a principal causa que pode surgir na gravidez, obesidade, puberdade, tratamento com corticoides, exercício físico em excesso, entre outras.
Como posso prevenir as estrias?
As estrias podem ser prevenidas ingerindo 2 litros de água por dia, praticar exercício físico (moderadamente) e hidratar a pele com um emoliente indicado para estrias.
Que tipo de tratamentos podem ser feitos às estrias?
Não há tratamentos que garantam a recuperação completa, embora as estrias possam ser atenuados e disfarçadas. Alguns tratamentos disponíveis: cremes retinóides, peelings, tratamentos a laser, carboxiterapia, mesoterapia, biodermogenese, terapia eletroacústica, terapia de indução de colagénio, entre outros.
As estrias podem ser tratadas definitivamente?
Não, as estrias não desaparecem completamente, podem no entanto diminuir a largura, a profundidade e mudar de cor com determinadas conjugações de tratamentos.
O bronzeado disfarça as estrias?
Não, como a pele das estrias perdeu a pigmentação não consegue bronzear-se, ficando com uma cor diferente. As estrias devem ser protegidas com protetor solar (fator 50).
As estrias são hereditárias?
Não, as estrias não são hereditárias.
Qual a diferença entre as estrias vermelhas e brancas?
As estrias vermelhas são estrias mais recentes, com maior circulação nos tecidos e maior probabilidade de melhorar, as estrias brancas são mais antigas, são compostas por tecido cicatricial e são mais difíceis de melhorar.
Fontes bibliográficas