Um esquecimento de 1 comprimido de pilula interfere com a sua eficácia, mesmo que a mulher tenha tomado a pilula correctamente até ao dia do esquecimento. Perante a ausência de 1 comprimido o organismo da mulher tem uma diminuição da dosagem hormonal e pode desencadear o ciclo menstrual normal havendo risco de ocorrer uma ovulação e gravidez, caso hajam relações nesse dia ou nos 7 dias seguintes.
Como a pilula perde a eficácia a mulher tem que usar algumas estratégias para repor a eficácia hormonal e prevenir uma gravidez. Assim se o esquecimento ocorrer na 1ª semana da pilula (1° ao 7° comprimido) a mulher deve tomar o comprimido (ou dois comprimidos) em atraso, assim que se lembre, e manter os restantes à hora habitual, durante os 7 dias seguintes deve evitar contacto sexual ou usar um anticoncecional barreira ou físico, como o preservativo.
Se o esquecimento ocorrer na 2ª semana (8° ao 14° comprimido) a mulher deve tomar o(s) comprimido(s) em atraso, assim que se lembre, e os restantes à hora habitual e durante os 7 dias seguintes deve evitar contacto sexual ou usar preservativo.
Se o esquecimento ocorrer na 3ª semana (15° ao 21° comprimido) a mulher pode:
Tomar o(s) comprimido(s) em atraso e manter os restantes na hora habitual, assim que tomar o 21° comprimido deve iniciar nova cartela ou carteira, não fazendo a pausa ou semana de descanso (7 dias). Nos 7 dias seguintes ao esquecimento a mulher deve usar um método contracetivo barreira (preservativo).
Interromper a pilula e iniciar outra cartela ou carteira após 7 dias do esquecimento (dia 1 é o dia do esquecimento), durante a pausa e nos 7 primeiros comprimidos a mulher deve usar proteção adicional (preservativo).
Estas indicações são válidas para pilulas hormonais combinadas com 21 comprimidos, as pilulas de 22, 24 ou 28 tem indicações especificas. Pode conferir aqui: Esquecimentos e atrasos da pilula hormonal
Fontes bibliográficas
infarmed.pt