As assaduras das fraldas ou dermatites são um problema bastante comum no primeiro ano de vida do bebé. São erupções inflamatórias da pele, que está em contacto com a fralda.
Causas
As dermatites ocorrem no bebé pois a sua pele é mais sensível. O facto de a pele estar sempre húmida, quente, sujeita a fricções (pelos movimentos do bebé) e na presença de fezes e urina pode causar maceração – dermatite.
Sintomas
As dermatites são denunciadas pela vermelhidão da pele, borbulhinhas, prurido intenso (comichão) e em casos mais graves o bebé chora quando faz defeca ou urina.
Como prevenir
- Evite a lavagem excessiva do rabinho.
- Mude a fralda com frequência para o bebé permanecer sempre seco. A fralda deve ser mudada a cada 2 a 3 horas ou sempre que o bebé esteja sujo.
- Use fraldas muito absorventes.
- Faça uma higiene correcta a cada muda da fralda, limpe todas as zonas especialmente as pregas, os genitais (parte interior) e restos de creme.
- Deixe secar a pele ante de colocar outra fralda.
- Aplique um creme hidratante, espalhe bem na pele.
Tratamento
Regra geral a dermatite cura-se com os cuidados habituais de higiene e conforto, por vezes quando ocorre uma infecção decorrente da presença de um microrganismo o tratamento médico poderá demorar até duas semanas.
Fontes bibliográficas