Nos últimos meses temos visto crescer os grupos de mães e pais que defendem uma introdução alimentar diferente da habitual, em que da dieta liquida, leite materno, se passa para refeições pastosas (papas) e introdução de alimentos sólidos quando o bebé tem mais dentes. Me parece que está nova abordagem assenta em dois pilares, a introdução primitiva alimentar que as mães faziam, com mastigação prévia das refeições dos bebés e da obra da Enfermeira inglesa Gill Rapley.
As Organizações de Saúde recomendam que o bebé seja alimentado com leite materno até ao 6 meses, depois dos 6 meses deve introduzir os alimentos de forma progressiva, para atingir alguns objectivos como:
- fornecer maior quantidade de nutrientes (maiores necessidades a partir dos 6 meses)
- introduzir alimentos de forma fraccionada para prevenir alergias e intolerâncias
- prevenir a obstipação
- prevenir a obesidade no bebé
- educar o paladar do bebé
- promover o desenvolvimento do bebé
- promover a saúde oral do bebé
- proporcionar momentos em família
Com este fraccionamento os pais vão promover uma passagem da alimentos de alimentos líquidos para pastosos, semi-sólidos e sólidos , acompanhando o desenvolvimento dos seus dentes e capacidades. Nestes planos alimentares não há espaço para alimentos processados, como refeições feitas, papinhas de fruta, de vegetais, frutas lácteas ou papas ou farinhas (desaconselhadas - prevenção da obesidade do bebé).
Mas apesar destas indicações surgiu um plano alimentar diferente, promovido por uma Enfermeira inglesa, Gill Rapley, um método que exclui a introdução das papas e sopas aos 6 meses.
- "Esqueça as sopas e papas para o seu bebé, existe um método mais fácil e natural para introduzir os alimentos sólidos na alimentação do seu bebé. Por volta dos seis meses, quando os bebés já se sentam e agarram nas coisas, estão preparados para se sentar à mesa com a família, para pegar e descobrir os alimentos sólidos da nossa dieta."
Método de Gill Rapley - método BLW (Baby Lead Weaning)
O método BLW - Baby Lead Weaning, em português desmame guiado pelo bebé, compreende maior papel ao bebé e interacção familiar, na pratica o bebé deve ser alimentado com leite materno até aos 6 meses, devendo depois introduzir os alimentos sólidos, cozidos, que ele próprio come e prova. Neste método os pais devem fornecer ao bebé ao alimentos colocando-os à sua disposição para que prove, os alimentos sugeridos são os vegetais e frutas por terem mais cores e serem mais apelativos.
As grandes vantagens deste método é o facto de promover as refeições em família, respeitar os timings do bebé e manter o aleitamento materno exclusivo até ao 6 meses de idade.
Posso seguir este método? O que achará o meu médico do método BLW (Baby Lead Weaning)?
Pois é, aqui entram as duvidas dos profissionais de saúde, que na sua maioria contra-indicam este método, por ter mais desvantagens e riscos que vantagens.
Riscos do método BLW (Baby Lead Weaning)
Se olharmos para as vantagens que falei, todos os profissionais de saúde vão querer que o bebé cresça num ambiente familiar, que mantenha o leite materno exclusivo até aos 6 meses e que o bebé ganhe gosto por vegetais e fruta. Mas com este método o bebé tem alguns riscos como:
- risco de se engasgar (maior risco com alimentos pequenos)
- carência de alguns nutrientes, como vitamina B12, ferro e zinco
- ingestão de mais gorduras (de acordo com estudo desenvolvido na Nova Zelândia - confira)
- menor ingestão de carne e peixe
Agora que já sabe minha opinião sobre este método, se lembre que desaconselho o seu uso aos 6 meses, antes de iniciar peça conselho ao seu médico... não se esqueça de partilhar e comentar este post... 😊
Descubra alguns posts relacionados