A transpiração ou suor é um processo natural do nosso corpo que tem como missão arrefecer e regular a temperatura do nosso corpo. Sendo um processo normal e natural pode ser um desconforto, quando a pessoa tem um aumento da transpiração ou suor excessivo.
O surgimento do suor, como falei, é normal, mas podemos ter um aumento de produção nalgumas situações como:
- presença em ambientes mais quentes
- na atividade física
- emoções fortes
- alimentos quentes ou picantes
- efeitos colaterais de medicação
- infeções
- febres
- alterações hormonais
- menopausa
- gravidez
- menstruação
- puberdade
- fatores genéticos
- estresse
- ansiedade
- entre outras
Estas situações podem aumentar a produção e o suor excessivo pode ser um problema, recentemente, num congresso que frequentei, um dermatologista referia que nos problemas ligadas às axilas, o excesso de suor (Hiperhidrose primaria ou hiperidrose) era a principal causa que levava as pessoas a procurar ajuda médica. Claro que os médicos têm tratamentos e soluções mais avançadas, as dicas que vou deixar, são uma primeira abordagem e não devem substituir as recomendações de seu médico.
Como tratar o excesso de suor nas axilas? Como evitar o suor excessivo nas axilas?
Para melhorar este quadro e evitar o mau odor, principal complicação, podemos atuar em 4 planos, higiene, roupa, uso de anti-transpirantes e remoção dos pelos.
Dicas para evitar e tratar o excesso de suor
1) Higiene
- faça a higiene da axila uma a duas vezes por dia (as lavagens excessivas podem alterar o equilíbrio da pele)
- use sabonete de pH neutro
2) Roupa
- prefira a roupa de algodão (evite a roupa sintética)
- evite a roupa demasiado justa
- mude de roupa mais que uma vez por dia
3) Uso de anti-transpirantes
- use desodorizantes ou roll-on's com sais de alumínio ou sais zircónio
4) Remoção dos pelos
- faça a remoção dos pelos para diminuir o odor
- use formas pouco agressivas na remoção
Notas importantes:
1) Uma estratégia para diminuir a produção de suor é diminuir o consumo de alguns alimento que podem estimular as glândulas sebáceas, como cafeína, pimenta (alimentos picantes), bebidas alcoólicas, entre outros.
2) Para escolher um desodorizantes ou roll-on com sais de alumínio ou sais zircónio, deve conferir na sua composição, eu copiei sua composição para conferir:
- Cyclopentasiloxane, Aluminum Zirconium Tetrachlorohydrex GLY, Dimethicone, Cyclomethicone, Cera Microcrystallina, Paraffin, Parfum, Silica, Sodium Starch Octenylsuccinate, Maltodextrin, Hydrolysed Corn Starch, Dimethicone Crosspolymer, BHT, Alpha–Isomethyl Ionone, Benzyl Alcohol, Benzyl Benzoate, Benzyl Cinnamate, Benzyl Salicylate, Butylphenyl Methylpropional, Cinnamal, Cinnamyl Alcohol, Citral, Citronellol, Coumarin, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Isoeugenol, Limonene, Linalool.
3) O uso dos sais de alumínio tem sido associado a riscos, nomeadamente câncer ou tumor da mama, mas até à data não há estudos que comprovem esta possibilidade, o seu uso é permitido e aparentemente inócuo (sem riscos).
4) Não se esqueça de procurar seu médico se não controlar seu suor excessivo. Não se esqueça também de partilhar e comentar este post... obrigado... 😊
Descubra alguns posts relacionados