O selénio é um mineral com grandes qualidades e que desempenha papeis importantes em nosso corpo, como no funcionamento da tiroide, na espermatogênese, formação de unhas e cabelo, entre outros.
A estas características o selénio junta o seu alto poder antioxidante o que lhe confere maior importância no reforço do nossos sistema imunitário e prevenção de algumas doenças.
O selénio no nosso corpo
No nosso sangue os valores normais de selénio devem estar entre 50 e 143 mcg/L.
Sintomas da falta de selénio
A presença de selénio nos alimentos depende da concentração existente nos solos onde os alimentos, como carne (pastagens),vegetais ou frutos são cultivados. O nosso corpo pode revelar carência de selénio, quando temos valores de selénio menores que 50 mcg/L, os sintomas da falta de selénio podem ser:
- cansaço
- fraqueza muscular
- perda de massa muscular
- queda de cabelo
- alteração da cor das unhas
- infertilidade
- problemas cardíacos
Em Portugal, os estudos revelam que os valores de selénio nos solos é muito baixo, razão pela qual devemos ter especial atenção a este mineral, tentando fortalecer nossa dieta com alguns alimentos (castanha-do-pará, carne de porco, carne frango, atum fresco, aveia, arroz, cevada e mariscos (ostras)) e até suplementos. O consumo diário recomendado deve ser entre 55 e 70 mcg por dia (duas castanhas-do-pará).
Benefícios do selénio
Para além destas qualidades que já realcei, gostaria ainda de salientar alguns beneficios associados ao selénio, tais como:
- melhora o sistema imunitário
- prevenção das doenças cardiovasculares
- eliminador de metais pesados do organismo
- melhora a fertilidade masculina (infertilidade masculina)
- melhoria do cabelo e unhas
- papel antioxidante (luta contra radicais livres)
Alguns posts consultados