O réveillon é uma festa que todos ansiamos, depois do Natal, a quadra fecha com a festa e acolhimento do novo ano. Como em todas as festas por vezes acabamos por cometer alguns excessos, por isso criei este post para relembrar que nunca é demais comemorarmos, mas com as devidas medidas de segurança. Aqui ficam meus conselhos...
A alegria e euforia da chegada do novo ano é normalmente acompanhado de consumo de bebidas alcoólicas, muita descontração e por vezes sexo. Estes 3 factores não combinam muito bem, pois juntos aumentam os riscos de falhas dos nossos anticoncepcionais, risco de gravidez e riscos de doenças sexualmente transmissíveis.
A mulher está protegida da gravidez se usar seu anticoncepcional hormonal sem falhas, direitinho sem atrasos de mais de 12 horas ou esquecimentos, senão tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes e não usar medicamentos que possam interferir (barbitúricos e epilépticos (primidona, fenitoína e carbamazepina), medicamentos para tuberculose (rifampicina, rifabutina), tratamento para VIH (ritonavir), medicamento para tratar infeções por fungos (griseofulvina), Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina).
Para este fim de ano os meus desejos para si são:
Se no calor da emoção tiver falha de seu anticoncepcional, esquecimento, vômito, diarreia ou rompimento do preservativo, para evitar a gravidez (somente para isso), pode usar a pílula do dia seguinte.
A pílula do dia seguinte deve ser feita dentro das 72 horas e no máximo até 5 dias após a relação de risco, embora eu sugira sempre que se use o mais precocemente possível para aumentar sua eficácia.
Pílula do dia seguinte até 3 dias - 1500 microgramas de levonorgestrel - Quando teve relação?
Descubra alguns posts relacionados