A pílula anticoncepcional é um contraceptivo hormonal que devido a sua composição garante uma eficácia elevada na proteção contra a gravidez. A sua composição hormonal, fraca ou mais forte, actua em nosso organismo garantindo que ele fica meio adormecido, não havendo desenvolvimento do ciclo menstrual. Infelizmente a mulher tem que a usar todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, respeitando a posologia indicada para ter esta proteção.
Eficácia da pílula anticoncepcional
A eficácia da pílula anticoncepcional se situa em torno dos +99%, uma protecção muita elevada que nos confirma que a mulher vai estar protegida, pode por isso ficar descansada e tranquila, mas a eficácia da pílula anticoncepcional pode estar diminuída se a mulher:
- usar algum medicamento que interfira (ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão)
- se atrasar mais de 12 horas a toma do comprimido
- se esquecer algum comprimido
- se tiver diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido
- se tiver algum vômito nas 4 horas seguintes à toma do comprimido
Engravidar depois de parar a pílula anticoncepcional
Como reparou ao usar corretamente vai estar protegida, ao decidir parar a pílula e planear sua gravidez, como a pílula não altera sua fertilidade, pode engravidar logo, embora seja comum demorar um pouco, pois nosso corpo pode precisar de mais tempo para repor os valores hormonais e criar os ciclos menstruais naturais.
Descubra alguns posts relacionados