O sistema hormonal uterino (SIU) é um dispositivo intra-uterino com depósito hormonal que vai libertando hormonas dentro do útero da mulher. Por libertar hormonas se chama de sistema intra-uterino.
O SIU tem na sua composição o levonorgestrel e está indicado na prevenção da gravidez e no tratamento do sangramento menstrual excessivo.
O SIU é considerado um contraceptivo de longa duração pois tem indicação para se usar durante 3 anos (Jaydess®) ou 7 anos (Mirena®).
A eficácia do SIU
O tem sua eficácia semelhante aos outros DIU's cujo risco revela que podem surgir duas gravidezes, no primeiro ano, em cada 1000 mulheres que utilizam o SIU.
Como usar o SIU
O SIU deve ser colocado pelo seu médico, no período menstrual (menstruação), que o vai colocar no interior do seu útero, onde deverá permanecer durante 3 a 7 anos, dependendo do tipo de SIU. O SIU é um contraceptivo que pode ser usado durante a amamentação e pode também causar alterações em sua menstruação, como spottings, períodos menores ou mais prolongados, hemorragias mais ligeiras ou abundantes ou mesmo ausência da menstruação.
Os efeitos secundários do SIU
O SIU pode causar alguns efeitos secundários, como todos os medicamentos, eles podem surgir de forma muito frequentes, frequente, pouco frequente ou rara.
Efeitos secundários do SIU muito frequentes: hemorragia uterina ou vaginal, spotting, períodos pouco frequentes (oligomenorreia), ausência de hemorragia (amenorreia) e quistos ováricos benignos.
Efeitos secundários do SIU frequentes: acne, perturbações do foro psiquiátrico, dor de cabeça, dor de costas, náuseas, dores abdominais, depressão, nervosismo, corrimento vaginal, aumento de peso, dor nas mamas, vaginites, menstruação dolorosa (dismenorreia) e redução da libido.
Efeitos secundários do SIU pouco frequentes: distensão abdominal, excesso de pelos no corpo (hirsutismo), perda de cabelo, comichão ou coceira vulvar, eczema, manchas castanha e amarelas na pele, inflamação do colo do útero e inchaço do útero.
Efeitos secundários do SIU raros: rash, urticária e perfuração uterina.
O SIU e os outros medicamentos: alguns medicamentos podem interferir com o SIU, tais como: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz.
Complicações e riscos associados ao uso do SIU: menstruações irregulares, expulsão do dispositivo, infeções ou alergias, perfuração do útero, gravidez extrauterina, debilidade e folículos aumentados.
Descubra alguns posts relacionados