As duvidas e mitos em torno da pílula hormonal são responsáveis por milhares de perguntas que recebi, por isso vou publicar este post...
10 maiores mitos da pílula hormonal
A pílula hormonal pode causar aumento da produção e eliminação da urina, o que pode levar a uma diminuição de seu peso, especialmente as pílulas com drospirenona.
Descubra alguns posts relacionados
A pílula pode causar aumento do risco de embolismo, apesar desse risco, só deve mudar ou parar após falar com seu médico, o risco da pílula varia de acordo com a sua composição e dosagem hormonal. O risco de embolia associado à pílula é menor que uma mulher tem na gravidez ou no pós parto.
Descubra alguns posts relacionados
As pílulas com menor dosagem têm a mesma eficácia que as pílulas mais fortes, desde que a mulher as use sem falhas (sem atrasos, esquecimentos, vômitos ou diarreias (nas 4 horas depois da toma do comprimido) ou use medicamentos que interfiram).
Descubra alguns posts relacionados
As pílulas hormonais combinadas, com drospirenona, dienogeste ou cloromadinona, são as que têm maior eficácia no tratamento do acne, pele e cabelos oleosos.
Descubra alguns posts relacionados
As bebidas alcoólicas cortam o efeito da pílula?
As bebidas alcoólicas não cortam o efeito da pílula, têm um efeito contrário, aumentam a concentração de estrogénios. A mulher que bebe bebidas alcoólicas tem mais chances de notar efeitos secundários da pílula.
Descubra alguns posts relacionados
A pílula altera a libido?
As alterações à libido são efeitos secundários possíveis, embora raros, a maioria das vezes as causas das alterações da libido são outras.
A pílula aumenta os seios?
O aumento dos seios são um efeito secundário possível, embora seja pouco frequente. Não é por isso garantido que vai acontecer a todas as mulheres.
Descubra alguns posts relacionados
A pílula causa infertilidade?
A pílula não altera nossa fertilidade, a mulher que para a pílula pode demorar a engravidar, mas porque seu corpo pode demorar a repor o ciclo menstrual natural.
Descubra alguns posts relacionados
Mas afinal que medicamentos interferem com a pílula?
Os medicamentos que diminuem a eficácia da pilula contracetiva são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato.
Descubra alguns posts relacionados
A pílula de amamentação, minipílula, tem a mesma eficácia?
A pílula de amamentação ou minipílula, desogestrel, tem a mesma eficácia que as pílulas combinadas, mesmo que a mulher diminuía ou pare sua amamentação. Desde que a mulher a tome sem falhas, todos os dias e sem pausa entre as cartelas a mulher está protegida de uma gravidez.
Descubra alguns posts relacionados