A pílula hormonal desobel® é um contraceptivo hormonal que tem na sua composição etinilestradiol (20 µg) e desogestrel (150 µg), sendo indicada na prevenção da gravidez.
A pílula desobel® é comercializada nalguns países europeus, sendo equivalente à pílula mercilon® ou novynette®.
A pílula desobel® deve ser iniciada no 1º dia da menstruação, a mulher também pode iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, mas neste caso deve se proteger até ao 7º comprimido da primeira carteira.
A pílula desobel® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, um comprimido por dia, durante 21 dias, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante esta pausa deverá menstruar.
Efeitos secundários da pílula desobel®
A pílula desobel® pode causar alguns efeitos secundários, como dor na mama, tensão mamária, alteração de humor, náuseas, vómitos, dor abdominal, alterações do peso, alterações da libido, retenção de líquidos e intolerância às lentes de contacto.
Os outros medicamentos e a pílula desobel®
Alguns medicamentos podem interferir com a eficácia da pílula desobel®, tais como a primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, rifabutina, ritonavir, nevirapina, penicilinas, tetraciclinas, griseofluvina e erva de São João ou hipericão.
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
doctissimo.fr