As pílulas que devemos usar na amamentação não tem estrogénios, somente progesterona sintética, sendo o desogestrel o mais usado.
As pílulas de amamentação modernas são mais eficazes e protegem a mulher durante a amamentação, mesmo que diminua o numero de mamadas e também são eficazes nas mulheres que não amamentam, desde que a mulher a tome todos os dias, um comprimido por dia, e não faça pausas entre as cartelas.
Reações adversas da pílula de amamentação
Como todos os medicamentos a pílula de amamentação pode causar alguns efeitos adversos, descubra alguns...
Reações adversas comuns da pílula de amamentação (podem ocorrer em mais do que 1% das mulheres que usam): espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.
Reações adversas incomuns da pílula de amamentação (podem ocorrer entre 0,1% e 1% das mulheres que usam): dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço e vômito.
Reações adversas raras da pílula de amamentação (podem ocorrer em menos do que 0,1% das mulheres que usam): vermelhidão na pele, urticária e eritema nodoso.
Fontes bibliográficas