As pílulas hormonais combinadas regulam o ciclo menstrual mantendo os valores hormonais no sangue sempre estáveis, na fase de adaptação de um anticoncepcional, normalmente entre 3 a 4 cartelas, a mulher pode notar mais facilmente os efeitos adversos, como acne, spotting, pele oleosa, tensão mamária, inchaço na barriga, entre outros.
Após a adaptação nosso corpo vai notar os benefícios do anticoncepcional, os ciclos ficam regulares, a menstruação diminui, deixa de notar síndrome pré-menstrual e nossa pele e cabelos melhoram. Todas as pílulas hormonais combinadas têm estes benefícios, embora os estudos revelam que há pílulas com mais benefícios e mais indicadas para melhorar nossa pele e cabelos.
As pílulas combatem os hormônios que nos causam estas características androgénicas, como o excesso de pelos, acne, queda de cabelo e a pele oleosa.
Melhor pílula para a pele oleosa
Os estudos clínicos revelam que as pílulas com ciproterona e dienogest melhoram mais a oleosidade da pele que as restantes. O uso das pílulas com ciproterona é muito controverso pelo seu risco tromboembólico, a mulher só deve usar este tipo de pílula com indicação e acompanhamento de seu médico.
Melhor pílulas para a pele oleosa (por ordem decrescente de efeito)
- Pilulas com ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis 35, Tess, Lydian, ferane35®)
- Pilulas com dienogest (Qlaira, Valette, Sibilla, Denille)
- Pilulas com cloromadinona (Belara, Clarissa, Jeniasta)
- Pilulas com drospirenona (Aranka, Arankelle, Daylette, Dioz, Diva Droseffik, Drosurall, Drosure, Drosianelle, Drosianne, Iumi, Sidreta, Sidretella, Yang 30, Yasmin, Yasminelle, Yaz)
Fontes bibliográficas